Durante os meses de fevereiro e março, a Sra. Mano Taira, através da Associação Mundial dos Jovens Uchinanchus (WYUA – World Youth Uchinanchu Association) esteve no Brasil para conhecer mais sobre as histórias das famílias imigrantes de Okinawa.
Dentre as atividades realizadas, houve em nossa sede a Roots Soudan Yuntakukai – “Busca de Raízes em Okinawa”, serviço proposto pela WYUA com o objetivo de reconectar as gerações mais novas com seus parentes ou informações de família em Okinawa.
Mesmo que os Uchinanchu no exterior tenham materiais e informações deixados pelas suas famílias, atualmente é difícil usá-los para rastrear as suas raízes devido às barreiras linguísticas e à falta de conhecimento. Por esse motivo foi realizado o evento para ajudar as pessoas a procurarem parentes distantes na província de Okinawa, encontrar sepulturas, rastrear as áreas onde viveram seus ancestrais e realizar outros eventos de consulta relacionados às suas próprias “raízes”.
O evento houve apoio do grupo Urizun – Círculo de ex-bolsista de Okinawa.
Foram diversos atendimentos com pessoas vindas de São Paulo, Sorocaba e Campinas. Foi necessário abrir mais um dia de atendimento (6 de abril) para atender a demanda.
Agradecemos a todos os envolvidos e parebenizamos a WYUA, especialmente a Sra. Mano Taira, pelo serviço realizado e preocupação com esse importante tema para que saibamos mais sobre nossas histórias e origens.
Colaboração de informações e fotos: Lucas Kenzo Dakuzaku