No dia 30/08/2022, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), realizou-se a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr.Akeo Uehara Yogui, por iniciativa do Vereador Aurélio Nomura.
A sessão solene teve início às 19:00. Foram convidados para comporem a mesa da Sessão Solene, o homenageado Sr.Akeo U.Yogui e sua esposa a Sra. Maria Uehara Yogui, e as seguintes autoridades:
1) Vereador Aurélio Nomura – Presidiu a Mesa
2) Cônsul – Sr.Yamauchi Takahiro
3) Presidente do Bunkyo – Sr.Renato Ichikawa
4) Jica- Representante Chefe – Sr.Eguchi Masayuki
5) Enkyo – Vice-Presidente Sr. Jun Suzaki
6) Kenren (Fed.das associações de Províncias do Japão no Brasil – Representante Sr.José Taniguti
7) Representante do Dep.Walter Ihoshi – Sr. Nivaldo Odo
8) Ex-Vereador Sr. Ushitaro Kamia
9) Vereador George Hato
10) Representando os Amigos – Sr. Tério Uehara
11) Presidente da Assoc.Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil – Sr. Ritsutada Takara

PRONUNCIAMENTOS:
I) PRONUNCIAMENTO DO EXMO Sr. CONSUL DO JAPÃO EM SP : Sr.Yamauchi Takehiro

“Senhoras e senhores, boa noite a todos!
Como apresentado anteriormente, sou o Cônsul Yamauchi Takahiro, do Consulado-Geral do Japão em São Paulo.
Gostaria de cumprimentar todos os Excelentíssimos Senhores Vereadores, ilustres autoridades e toda a comunidade presente.
Cumprimento e parabenizo especialmente o Senhor Akeo Uehara Yogui pelo tão merecido Título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.
É um imenso prazer estar aqui hoje, na companhia de todos, para homenagear o Senhor Yogui – um cidadão tão importante para a comunidade nikkei e para as relações nipo-brasileiras.
Dessa forma, felicito o Excelentíssimo Vereador Aurélio Nomura por propor essa justa honraria ao Senhor Yogui; e agradeço a todos os membros da Associação Okinawa Kenjin do Brasil por nos receber com tanto carinho para esta solenidade.
O Senhor Akeo Yogui tem dedicado sua vida a cuidar do bem-estar da comunidade nikkei, assim como à preservação da cultura e dos valores transmitidos pelos antepassados japoneses – seja através de suas atividades, presidindo entidades como a Associação Okinawa Kenjin do Brasil, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, o Enkyo, ou liderando o Kenren.
O senhor Yogui também é reconhecido por sua valorosa contribuição para o diálogo entre gerações na comunidade e por seu empenho para o fortalecimento da relação Brasil-Japão. Esforços que o levaram a ser, com muito merecimento, condecorado pelo Imperador do Japão com a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, em 2019.
Por sua relevância, reitero meus parabéns e meu desejo de que o senhor Yogui continue se dedicando ao seu precioso trabalho, compartilhando sua experiência com as gerações mais jovens – de forma a garantir que a comunidade nikkei continue sempre vibrante.
Por fim, cumprimento novamente todos os presentes e faço votos de saúde, felicidade e prosperidade crescente a todos.
Muito obrigado!”
II) PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA AOKB E CCOB: Sr.Ritsutada Takara

“Em nome da Diretoria, das 1.600 famílias associadas e 37 sub-sedes, temos a grande honra em recebê-los nesta casa. Principalmente, por ceder este espaço, para esta Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr.Akeo Uehara Yogui, por iniciativa do Vereador Aurélio Nomura.
Trata-se de uma justa homenagem ao Sr.Akeo Yogui, a um filho de Okinawa, que hoje se torna filho de São Paulo, como cidadão paulistano, pelos relevantes serviços prestados à cidade de São Paulo, à sociedade paulistana e à sociedade nipo-brasileira.
Eu que o conheço desde os meus 17 anos e já o via como líder da comunidade Okinawana de Sta Maria e como exemplo, posso citar o seu papel importante na aquisição do prédio onde atualmente é a sede da Associação.
Na sua trajetória de vida social, fez muito trabalho de voluntariado, primeiramente, como presidente da Associação Cultural e Esportiva Sta Maria, por 02 gestões, também presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil e presidente da Kenren (Federação das Associações de Provincias do Japão no Brasil), por 02 gestões e presidente do Enkyo, sempre trabalhando em prol de toda comunidade nipo-brasileira.
Todos sabemos, que o trabalho voluntário, envolve muitos sacrifícios, principalmente, de não estar 100% com a família, esposa e filhos. Então, Parabéns pelo trabalho tão bonito que sempre executou em prol da sociedade e por isso muito merecido essa honraria, com o Título de Cidadão Paulistano!
E para finalizar, vale o ditado para não esquecermos que: “Por trás de um grande homem (Sr.Akeo Yogui), existe sempre uma grande mulher (Parabéns a Sra.Maria Uehara Yogui), uma Salva de Palmas!!! ”.
Parabéns, Sr.Akeo Yogui!
Muito Obrigado a Todos!”
III) PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA JAPONESA E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (BUNKYO): Sr. Renato Ishikawa

“Boa Noite, senhoras e senhores.
Eu sou Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.
Há sempre determinados eventos a que não podemos deixar de comparecer, que precisamos marcar presença para apoiar e demonstrar nossa gratidão.
A homenagem dedicada a Akeo Uehara Yogui é um desses acontecimentos.
Talvez, para algumas pessoas que receberam o título de Cidadão Paulistano, esse ato só representou uma formalidade honorífica.
No entanto, para pessoas de uma geração como a nossa, filhos de imigrantes nascidos e criados no interior, depois deslocados para a cidade grande em busca de melhores condições de vida, o privilégio de receber o título de Cidadão Paulistano tem um significado muito especial.
É uma espécie de reconhecimento formal que aquele projeto de vida traçado por nossa família foi bem sucedido e é resultado de muito sacrifício assumido pelos pais e filhos. Portanto, agora, é um título para ser compartilhado com toda família, com todos os amigos, com toda a comunidade!
Convivendo com Yogui-san, seja no Bunkyo, nas reuniões ou eventos em outras entidades, ele se destaca por sua liderança nata que é exercida com profunda generosidade e desprendimento. Com todo o respeito e paciência sempre está disposto a expor seu ponto de vista e a compartilhar tarefas e responsabilidade. É um parceiro em quem sempre podemos confiar.
Certamente ele irá se referir às lições de seu pai, mas, ao saudar o nosso novo Cidadão Paulistano, peço permissão para, também, mencionar e valorizar esse exemplo.
Em depoimento, registrado no livro “Centenário: Contribuição da Imigração Japonesa para o Brasil Moderno e Multicultural”, de 2009, Akeo Yogui conta a conversa com seu pai quando concluiu o curso de Engenharia. Ao invés das felicitações, “disse-me que todo o esforço dele, meu pai, para que pudesse me formar só teria sentido na medida em que pudesse fazer alguma coisa para a comunidade. Se o diploma do curso superior que eu acabara de conquistar servisse apenas para benefício próprio, todo o esforço que ele fez não teria muita validade”.
Felizmente, Akeo Yogui, ao longo de sua trajetória tem seguido à risca os conselhos de seu pai. Com sabedoria e empatia, tem conquistado o reconhecimento de toda a sociedade e que está representado por diversas honrarias que lhe foram outorgadas. Entre elas, podemos destacar a condecoração do governo japonês, em 2019, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, e esta que o senhor recebe hoje, a de Cidadão Paulistano.
Parabéns, Yogui-san. Desejo-lhe muito saúde para que continue sua missão de apoiar cada vez mais a comunidade nipo-brasileira. Muito obrigado por tudo. Muita felicidade.”
IV) PRONUNCIAMENTO DO VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PROVÍNCIA DO JAPÃO NO BRASIL (KENREN): Sr. José Taniguti

“Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Milton Leite, aqui representado pelo Vereador Aurélio Nomura, Ilustríssimo Sr. Ritsutada Takara, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Ilustríssimo Sr. Renato Ishikawa, presidente do Bunkyô, em nome de quem saúdo a todas as autoridades da comunidade nikkey, senhoras e senhores, boa noite.
Com muita honra dedico estas poucas palavras de felicitações ao ilustre amigo Akeo Yogui, pela sua merecida homenagem como Cidadão Paulistano. Akeo Yogui, conforme já apresentado pelo cerimonial, possui um extenso currículo de serviços prestados ao bem da nossa comunidade nikkey, todos com grande presteza e de valor inestimável.
Queremos parabenizá-lo neste ensejo pois trata-se de reconhecimento da nossa comunidade pelo seu trabalho dedicado ao longo de muitos anos. Em nome da KENREN queremos fazer o destaque especial pela sua atuação como nosso Presidente sendo o primeiro presidente brasileiro a ocupar o cargo e onde prestou relevantes serviços deixando muitas saudades.
Para finalizar, queremos dizer que você é um dos líderes que se destacam na nossa comunidade, é uma referência para nós, um orgulho para os seus amigos.
Parabéns, felicidades e muita saúde, Sr. Akeo Yogui.”
V) PRONUNCIAMENTO DO VICE-PRESIDENTE DA AOKB – REPRESENTANDO OS AMIGOS DO SR. AKEO YOGUI: Sr. Tério Uehara

“Cumprimentando o Excelentíssimo Sr. Vereador Aurélio Nomura, presidente e proponente desta sessão solene, saudamos todas as autoridades e lideranças já nominadas pelo cerimonial. Senhoras e senhores, muito boa noite.
Gostaria, inicialmente de parabenizar os parlamentares pela feliz iniciativa da outorga do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Akeo Yogui, uma indicação acertadíssima a um grande líder, respeitado por todos, que nasceu predestinado a sua missão voltada ao bem-estar da sociedade.
E é com imensa alegria e emoção, que tenho a honra de falar em nome de uma legião de amigos do nosso homenageado-nesta sessão solene, que tem um profundo significado para todos nós.
Certamente, cada um de nós aqui, vivenciou ou tem uma história para contar, onde a atuação do Yogui-san, promoveu uma extraordinária e positiva transformação.
Muito já foi dito sobre a sua destacada participação na esfera social, onde presidiu e conduziu com formidável capacidade todas as atribuições.
Entretanto, gostaria de deixar meu testemunho como amigo e admirador, sobre o quão positivo foi o papel do Akeo-san para as novas gerações.
O Sr Akeo representa a quebra de paradigmas.
A começar nesta casa, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil, onde foi o primeiro nissei a presidi-la, e promoveu a integração do Kenjinkai com o Centro Cultural Okinawa do Brasil, que por mais de 35 anos tiveram atividades independentes.
Bem como no KENREN, onde também foi o primeiro presidente nissei e também o primeiro okinawano a ocupar o cargo.
E assim também no ENKYO, onde foi o primeiro descendente da Província de Okinawa a ocupar a Presidência.
E poderia, aqui, continuar a enumerar tantos outros feitos inéditos e de idêntica relevância. Mas me deram apenas 2 minutinhos… e eu não poderia deixar de citar também, sua grande liderança, e de sua família, na Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil, que o senhor também presidiu e deixou um grande legado. Sua trajetória é inspiração e motivo de grande orgulho, e registra um importante capítulo na história dos nikkeis, dos uchinanchús, dos urukuntchus no Brasil. Nossa gratidão à família AgariMiirigagua.
É um orgulho e honra para todos os amigos podermos fazer parte do seu círculo de amizade, Akeo-san. Ter um amigo com tão distinta atuação nos diversos setores da sociedade, e poder desfrutar de um convívio tão especial e sempre de grande aprendizado.
E lhe dizer com muita sinceridade e gratidão, que, para mim, o valor desta amizade se torna ainda mais significativo, pois ela teve início com a relação de companheirismo e irmandade que o senhor teve com meu pai, e que eu continuei tendo a honra e o privilégio de dar continuidade.
Finalizo minha mensagem parabenizando a toda família Yogui, parabenizando o apreciador de vinhos, o enófilo, o exímio pescador e grande amigo Akeo Uehara Yogui, desejando muita saúde, prosperidade e muitas, muitas felicidades.
Akeo-san, omedetou gozaimasu.
Muito obrigado a todos.”
VI) PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR AURÉLIO NOMURA (AUTOR DA INDICAÇÃO)

“Boa noite a todos!
Quero dar as boas-vindas a todos nessa cerimônia oficial da Câmara Municipal de São Paulo para entrega do título de Cidadão Paulistano ao senhor Akeo Uehara Yogui, que está sendo feita aqui na sede da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, pois nada mais significativo do que fazer essa homenagem onde sempre foi sua casa e vem se dedicado e trabalhando por muitos anos.Também quero destacar e manifestar meus agradecimentos ao vereador Ushitaro Kamia, com quem tive a honra de conviver por muitos anos na Câmara Municipal de São Paulo, e que foi o autor dessa iniciativa de homenagear o sr. Akeo Yogui com o título de Cidadão Paulistano. Para essa homenagem, quero destacar também a atuação do conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Domingos Dissei, que foi vereador e que aliás foi colega de faculdade do sr. Yogui, e que deu continuidade a essa proposta junto a Câmara Municipal.
Nascido em Paulinópolis, antiga Comarca de Pompéia, o nosso homenageado de hoje viveu um cotidiano de muito sacrifício e abnegação para chegar na posição de destaque na sociedade brasileira que desfruta nos dias de hoje.
Seguindo os ensinamentos dos seus pais, não poupou esforços para poder estudar. Ainda criança, começou a cursar o então grupo escolar existente na própria fazenda, mas ao término do primário ficou dois anos sem estudar, pois não conseguia prosseguir com os estudos por não haver ginásio no local. Ao perceberem essa dificuldade e por considerarem que os estudos dos filhos eram essenciais, seus pais decidiram que era hora de a família se mudar para São Paulo. E assim foi feito em 1957, quando o sr. Yogui tinha 13 anos. A partir de 1958 começou a cursar o ensino médio, sempre trabalhando de dia para ajudar nas despesas da família.
Com muito esforço e certamente com tantas noites em claro, ingressou na Faculdade de Engenharia Mauá, em 1968, uma das mais prestigiadas faculdades e que concluiu com muita obstinação e empenho, ocupando o tempo vago para dar aulas particulares e fazer estágio na Escola Politécnica da USP, para bancar os custos da mensalidade.
Tão logo se formou, o nosso homenageado desta noite, revelou uma outra face: a de empreendedor, fundando a Engenharia e Construtora Obra Geral Ltda, que oferecia mão de obra para outras empreiteiras, mas depois passou a fazer suas próprias obras e em seguida incorporações, encerrando suas atividades em 2003.
Em todo esse período nunca se esqueceu dos ensinamentos de seu pai de que o diploma e os estudos só terão verdadeiro valor se também forem usados para beneficiar a sociedade.
Por isso, apesar de todas dificuldades que um empresário brasileiro precisa enfrentar no País, o sr. Akeo Yogui ainda encontrou tempo para se dedicar às entidades da comunidade nikkei. Em 1993 tornou-se vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, passou a ser presidente da Comissão de Viabilização da Sede Própria e, em 1995, foi eleito presidente da entidade sendo reeleito para 1997.
Seu dinamismo, sua capacidade de trabalho e de realização o levou a se envolver cada vez mais com as entidades nikkeis e em 2005, depois de ocupar vários postos na entidade, foi eleito presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil.
Mesmo com tantas atribuições à frente da associação foi buscar ainda mais e naquele mesmo ano de 2005 tornou-se vice-presidente do Kenren, a Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil, e depois tornou-se presidente no período de 2008 a 2011, sendo o primeiro nikkei e também o primeiro da comunidade okinawana a ocupar esse importante cargo, numa das quatro mais representativas entidades da comunidade nikkei.
Ainda parecia pouco. Em 2017, se dispôs a mais um desafio e tornou-se presidente do Enkyo, a Beneficência Nipo-Brasileira, que administra importantes entidades ligadas à saúde e bem-estar entre elas o Hospital Nipo-Brasileiro e o Hospital São Miguel Arcanjo; três casas de repouso; e o Yasuragui Home, de reabilitação psicossocial, além de desenvolver o Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) que oferece atendimento às crianças com o transtorno do espectro autista.Por todo esse trabalho dedicado à comunidade nikkei, a preservação e difusão da cultura e tradições japonesas no Brasil, o nosso homenageado de hoje foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente outorgada por Sua Majestade, o Imperador Naruhito do Japão.
Como presidente da Beneficência Nipo-Brasileira, cargo que ocupou por dois mandatos, ou quatro anos, nosso homenageado teve de enfrentar um dos mais difíceis momentos da saúde pública – de urgência para seguir as orientações das autoridades de saúde.
Durante sua gestão, tanto o Enkyo quanto o Hospital Nipo-Brasileiro, que é administrado pelo Enkyo, tiveram uma boa performance, com um crescimento significativo tanto financeiro como também pelo elevado conceito que adquiriu dentro e fora da comunidade, com modernização das instalações do prédio do Hospital, no Parque Novo Mundo, equipamentos de última geração, além da preocupação quanto o conforto e segurança dos usuários, funcionários, corpo clínico e colaboradores.
Mas com certeza, essa carreira admirável profissional e social, com dedicação e trabalho na comunidade nikkei, sempre teve o apoio e o incentivo da esposa, Sra. Maria Iroko com quem tem os filhos Adriano Akihiro, Lilian Sayuri e Alan Akeo. Sem dúvida, a Sra. Maria Iroko é sua grande parceira, que sempre esteve ao seu lado nessa trajetória de sucesso, renovando suas forças, dando-lhe apoio irrestrito nos momentos mais difíceis, compartilhando as alegrias e também cuidando dos filhos com amor, carinho e dedicação.
Mais uma vez, parabéns, sr. Akeo Uehara Yogui, merecedor deste título de Cidadão Paulistano, a mais alta honraria concedida pelo município de São Paulo e pela Câmara Municipal de São Paulo.
Muito obrigado!”
VII) PRONUNCIAMENTO DO HOMENAGEADO SR. AKEO YOGUI

“Excelentíssimo Vereador Aurélio Nomura Presidente desta sessão solene, Excelentíssimo Consul Takahiro Yamauchi, demias autoridades já nomeadas pelo cerimonial , senhoras e senhores muito boa noite.
Agradeço o Vereador Aurélio Nomura, os ex-vereadores Ushitaro Kamia e Domingos Dissey pela iniciativa de apresentar o Decreto Legislativo número 28 de 25 de abril de 2012, concedendo o honroso Título de Cidadão Paulistano.
Sei que nada de especial fiz para merecer tamanha honraria. Sempre participei nas entidades como meu dever em ajudar as pessoas mais necessitadas em especial na área da saúde e de assistência social da Comunidade Nikkey.
Se ao longo destes anos consegui realizar algo de positivo foi graças ao esforço conjunto de muitas pessoas que me apoiou em todas as entidades que tive o privilégio de presidir, razão pelo qual divido esta homenagem com todos.
Agradeço a presença do Presidente Marcos Teruya, Diretores e associados da Associação Cultural Esportiva Okinawa Santa Maria, entidade que participo desde a sua fundação em 1972 e tive a satisfação de Presidir de 1997 a 2001.
Externo a minha gratidão ao Presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil sr. Ritsutada Takara, Diretores, Presidentes das subsedes e associados, entidade que participo desde 1994, como Diretor e tive o privilégio de Presidir de 2005 a 2011. Muito obrigado pela sessão deste local para esta solenidade.
Meus agradecimentos ao Presidente Toshio Ichikawa, hoje representado pelo vice-Presidente José Taniguti e demais diretores da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, entidade que tive a honra de Presidir de 2008 a 2011.
Manisfesto os meus agradecimentos pela presença do Presidente Renato Ishikawa, Diretores e Conselheiros da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, entidade onde fui Diretor de 2011 a 2015 e Membro do Conselho Deliberativo desde 2011.
Agradeço a presença dos Diretores, Conselheiros e colaboradores da Beneficência Nipo Brasileira de São Paulo – Enkyo, neste ato representando o Presidente Paulo S. Saita o primeiro vice-Presidente Jun Suzaki, entidade que participo desde 2005 e a honra de Presidir de 2017 a 2021. Registrar e agradecer a presença dos Superintendentes, gerentes, médicos e enfermeiras do Hospital Nipo Brasileiro, instituição que Presidi o Conselho Administrativo de 2012 a 2016 e Presidente do Conselho Administrativo desde 2017.
A minha gratidão aos amigos que colaboraram para a realização desta solenidade em especial ao Eiki Shimabukuro, Tério Uehara, Sandra e Marcelino da Enkyo, a Suemi da AOKB e Marcos Teruya.
Muito obrigado a todas autoridades e amigos que me deram a honra de suas presenças neste dia e em especial aos companheiros de viagens Nelson e esposa que vieram de Varginha – Minas Gerais e do cunhado Rui e Rosalice que vieram de Cianorte – Paraná.
Por fim a minha família, esposa Maria Iroko, Filhos Akehiro, Sayuri e Alan. As noras Bruna e Elisa e o genro Thiago, aos netinhos Enzo, Mie, Pedro Hideki e a pequena Niina pela compreensão e apoio incondicional.
Muito Obrigado a Todos.”


