Cursos semanais no Honbu da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (até 2020)
Artesanato em geral e artesanatos com materiais recicláveis que colaboram com a preservação do meio ambiente.
Professora Odete Miye Arakaki ensina artesanato as terças das 13 às 15 horas e as quartas das 20 às 22 horas. Curso de artesanato teve início em 21 de maio de 2013.
Arte tradicional pintura e tingimento de tecidos, típicos de Okinawa.
Professora Sonia Ishikawa ensina bingata de Okinawa (Ryukyu Bingata), aos sábados, das 10 horas às 12 horas, desde 23 de março de 2019.
Ryukyu buyo (odori) com trajes vistosos, enfeites, expressões e movimentos corporais expressam a harmonia do povo okinawano.
Professor Satoru Saito ministra aulas de Ryukyu Buyo, as terças-feiras, das 12 às 17 horas. O curso iniciou no dia 14 de janeiro de 2020
A língua japonesa é essencial no intercâmbio cultural e econômico entre o Brasil e Japão que cresce com o avanço de novas tecnologias de comunicação e informação.
O curso de japonês iniciou em 16 de março de 2010.
Professora Keiko Uza Yonamine ensina língua japonesa, às terças-feiras das 9:30 às 12 horas.
Professora Akiko Ikehara ensina língua japonesa, às quintas-feiras: 14 às 16h, às sextas-feiras das 16 às 18h, aos sábados das 10:20 às 12:30h.
Saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho, é fundamental para quem deseja alcançar sucesso em sua área de atuação, em todos os níveis profissionais.
Professora Sandra Nakandakare leciona inglês as segundas-feiras das 13:30 às 15:30h e terças-feiras das 14 às 16h.
Hoje em dia, com a transformação de muitas artes marciais em esporte de competição, a filosofia e técnica tradicional acaba sendo esquecida pelos praticantes. A Associação Okinawa Shorin-ryu Karate-Do Kobudo Jyureikan Brasil tem como objetivo, divulgar e preservar o Karate e Kobudo de Okinawa e propõe exatamente um resgate às raízes do Okinawa karate e kobudo, buscando preservá-lo em sua essência, como ocorre em Okinawa-Japão.
Além do fortalecimento físico e espiritual, o Karate e Kobudo permitem ao praticante pacificar a mente, tornando-se uma pessoa útil à sociedade, assim como nos preceitos do espírito de irmandade Ichariba Choode, tão pregado pelos okinawanos e descendentes.
Segunda e Quarta das 20h as 22h e sábado das 10h as 13h30min no salão principal
Professores Flavio Vicente de Souza e Gabriel Yudi Chinen.
Flavio Sensei Iniciou a sua prática no Karate em 1983 e no Kobudo em 1991. É diplomado no Japão pelo Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do Kyokai. Esteve em Okinawa/Japão por 14 vezes, participando de seminários, treinos e eventos de apresentação e estudo do Karate e Kobudo de Okinawa.
Atualmente é Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Estudo e Preservação do Karate e Kobudo de Okinawa. Instrutor Chefe e Diretor Técnico do Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do/Kobudo Jyureikan do Brasil; Diretor da Associação Okinawa Kenjin do Brasil; Professor de Karate e Kobudo da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e do Templo Budista Jodoshu Betsuin Nippakuji do Brasil; Diretor Jyureikan Karate e Kobudo para América do Sul; Diretor de Kobudo da Federação Paulista de Karate.
A palavra karaokê é formada pela composição de “kara” – vazio e “ookesutora” – orquestra, ou seja, ‘orquestra vazia’. Karaokê é uma das maiores diversões dos japoneses, consiste na música gravada com todos os instrumentos, menos a voz. Assim, a pessoa pode cantar sem a necessidade de uma banda ou de tocar instrumentos.
Professora Mary Nobuko Koizumi Furugem ensina karaokê, as quartas-feiras, das 20 às 22 horas, para 20 pessoas.
Estilo de música clássica de Okinawa, que iniciou suas atividades no Brasil em 1954.
Professor Hiroshi Makiya (in memoriam) da Nomuraryu Ongaku Kyokai do Brasil e Naoyoshi Chinen coordenador lecionam músicas clássicas de Ryukyu (Koten), as terças-feiras, das 14 às 16 horas. Koten é praticado na AOKB desde a sua inauguração da sede na Liberdade, em 21 de outubro de 1978.
O koten (música clássica) era um tipo de música exclusivo para a nobreza e para a corte, não sendo tocada pelo povo.
Professora Yaeko Yamashiro, da Ryukyu Sokyoku Koyokai leciona aulas de koto às terças-feiras, das 14 às 16 horas e aos sábados das 10 às 12 horas.
O koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara. O instrumento está presente na literatura japonesa desde a antiguidade.
Minyo – músicas folclóricas e tradicionais de Okinawa
Professor Choichi Koichi, sucedeu o Professor Hideji Kakazu em 2006, leciona Música folclórica de Ryukyu das 13:30 às 15:30h, nas segundas-feiras, no Departamento Feminino de Kyowa.
Professor Victor Oshiro ensina Minyo Hozonkai, responsável pelo Grupo Tetsuo Shinzato, aulas quintas-feiras, das 19:30 às 20 horas.
O Sanshin é um instrumento musical okinawano de três cordas. Sua câmara acústica é forrada tradicionalmente por couro de cobra, no entanto, os novos modelos estão sendo fabricados com tecido sintético.
As músicas tocadas podem ser tanto de cunho popular (minyo) como o erudito (koten). E as letras das músicas trazem como contexto a cultura okinawana, seja por seus belos lugares, por ensinamentos e valores de nossos antepassados.
Atualmente o instrumento também é utilizado por grandes artistas de Okinawa como: Begin, Natsukara Rimi, Parsha Club e outros.
Sábado das 10:00 – 11:30 segundo andar (salão principal)
O Ryukyu Koku Matsuri Daiko é um grupo de tambores de Okinawa que tem o intuito de preservar e difundir a cultura e as tradições okinawanas. São ao todo 11 subfiliais no Brasil, 10 filiais ao redor do mundo e mais de 36 subsedes no Japão.
O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, às terças-feiras, das 19 às 22 horas. A filial iniciou em março de 1998.
Minyo – músicas folclóricas e tradicionais de Okinawa
Professor Choichi Koichi, sucedeu o Professor Hideji Kakazu em 2006, leciona Música folclórica de Ryukyu das 13:30 às 15:30h, nas segundas-feiras, no Departamento Feminino de Kyowa.
Professor Victor Oshiro ensina Minyo Hozonkai, responsável pelo Grupo Tetsuo Shinzato, aulas quintas-feiras, das 19:30 às 20 horas.
Karaokê Seisonenkai com Profª Mary Furuguem – 2º andar
Quarta – das 20:00 as 22:00h
Minyo Seisonenkai – integra o grupo Ryukyu Minyo
Hozonkai Brasil
Professor Karatê Shorin-Ryu Karate-Do
Sábado – das 14:00 as 16:00h
Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Filial Liberdade
Terça – das 19:30 as 22:00h – Taikô – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – filial Liberdade (líder Bruno Gusukuma – Salão Principal)
Profa. de Koto Koyokai do Brasil
Quarta – das 10:00 as 14:00h (com intervalo) – Koto com profª Yaeko Yamashiro
Sábado – das 10:00 as 13:00h – Koto com profª Yaeko Yamashiro – 2º andar (última sala)
Profa de artesanato
Prof. de Sanshin Kucho Kenkyujo
Sábado – das 10:00 as 13:00h – Sanshin Kucho Kenkyujo com profº Takao Yoshimura
Okinawa Shorin – Ryu Karatedo Jyureikan
Profa. de inglês
Profa de Nihongo
Profa. De Kenko Taisso
Quarta – das 14:00 as 16:00h – Kenko Taisso com Profª Miyoko Kawamitsu – 2º Andar
Profª de Bingata
Sábado – das 9:00 as 11:00h – Bingata com profª Sonia Ishikawa no 1º andar
Profª de Dança
na secretaria da Associação Okinawa Kenjin do Brasil
Telefone (11) 3106-8823
E mail: secretaria.aokb@gmail.com
Segunda – das 19:30 as 22h – Karate Prof. Flávio Vicente – Salão Principal
Segunda – das 20 as 22h – Dança Seisonenkai, com prof. Lucio Gomes de Jesus – 2º andar
Terça – das 19:30 as 22h – Taikô – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – filial Liberdade (líder Bruno Gusukuma – Salão Principal)
Quarta – das 14 as 16h – Kenko Taisso com Profª Miyoko Kawamitsu – 2º Andar
Quarta – das 19:30 as 22h – Karate Prof. Flávio Vicente – Salão Principal
Quarta – das 20 as 22h – Karaokê Seisonenkai com Profª Mary Furuguem – 2º andar
Quarta – das 10 as 14h (com intervalo) – Koto com profª Yaeko Yamashiro
Quinta – das 19:30 as 22h – Minyo (Grupo Minyo Seisonenkai) integra o grupo Ryukyu Minyo Hozonkai Brasil
Sábado – das 10 as 11:30h – Karate Prof. Flávio Vicente – Salão Principal
Sábado – das 9 as 11h – Bingata com profª Sonia Ishikawa no 1º andar
Sábado – das 10 as 13h – Koto com profª YAeko YAmashiro – 2º andar (última sala)
Sábado – das 10 as 13h – Sanshin Kucho Kenkyujo com profº Takao Yoshimura
Sabado – das 14 as 16h – Karate com profº Luiz Nakati