EISÁ (Tambores de Okinawa)

O Eisá é um estilo de dança folclórica e regional que surgiu no século XVII no reino de Ryukyu, antigo nome da província de Okinawa. Suas origens são incertas, mas uma das teorias seria da adaptação da prática do nenbutsu (ato de recitar em recordação ao Amida Buda) ao caminhar utilizando instrumentos musicais. Conforme passados os séculos, veio a transformar na dança que como conhecemos atualmente. 

O Eisá é muito popular em época de obon, espécie de “Dia dos Finados”, em que durante 3 dias são prestadas homenagens e oferendas aos antepassados e entes que faleceram. 

 Nos dias de hoje, além das músicas tradicionais, foram incorporadas músicas modernas e vibrantes emanando boas vibrações aos expectadores.

Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Filial Liberdade

Horários: 
Terça-feira: 19h00 às 22h00

Espaço: Sala de reunião (2° andar)

Líder responsável: Amauri Shimabukuro

Contato:  (11) 96866-0337

Redes sociais: 
Instagram: @matsuridaiko.liba

O Ryukyu Koku Matsuri Daiko é um grupo de taiko (tambores), fundado em 1994 por Naohide Urasaki (in memorian), que tem o intuito de preservar e difundir a cultura okinawana usando o Eisa como base para suas coreografias. 

 A filial Liberdade é uma das 12 filiais do grupo espalhadas não somente na capital paulista, mas também em outros munícipios e estados. 

 O grupo é aberto ao ingresso de novos membros a partir de 6 anos de idade.

Sobre o Líder:

Amauri Shimabukuro

• Iniciou a prática em 2004; 

• Passou a apresentar como categoria “shime” no grupo em 2015; 

• Em 2019, tornou-se vice-líder do Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Filial Liberdade; 

• Em 2023, assumiu a liderança da filial; 

• Tem experiência como responsável de pequenas e grandes apresentações do grupo;

• Já participou em organização de parte artística em apresentações de grandes eventos da comunidade japonesa, como Okinawa Festival e Festival do Japão.